sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Governo estende estratégia de vacinação contra HPV para população de 15 a 19 anos

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz o chamamento de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 19 anos para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A estratégia foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e segue até o primeiro semestre de 2026, com o objetivo de resgatar a vacinação de quem perdeu a oportunidade regular.

“A ampliação da vacinação contra o HPV é uma ação estratégica de prevenção, que protege hoje e evita cânceres no futuro. A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente pelo SUS em todo o Maranhão. Nosso compromisso é garantir acesso, informação e cuidado, alcançando quem não foi vacinado na idade recomendada. Vacinar é um ato de proteção individual e de responsabilidade coletiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O objetivo da estratégia é contemplar meninos e meninas que não se vacinaram na faixa etária de 9 a 14 anos (idade indicada para a vacinação), garantindo a prevenção contra cânceres de colo do útero, pênis, ânus, boca e orofaringe. A iniciativa também é destinada a pessoas de 15 a 45 anos imunocomprometidas (HIV/Aids, câncer e transplantados) e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com esquema de três doses.

O HPV é caracterizado como um vírus sexualmente transmissível, mas evitável com o uso de preservativos. A doença também é prevenível por meio da vacinação, cujo público-alvo regular são meninos e meninas de 9 a 14 anos. Para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram ou têm vida sexual ativa, o exame Papanicolau é a medida indicada para detecção precoce.

Em 2025, no Maranhão, foram vacinados 480.710 adolescentes de 9 a 14 anos, grupo para o qual o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar 693.175 pessoas no estado. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram vacinados 203.533 adolescentes. Entre os imunocomprometidos e usuários de PrEP, foram registradas 261.169 doses aplicadas no Maranhão em 2025.

Na Grande Ilha, a SES reforça a oferta de vacinas nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h; e nos Hospitais Aquiles Lisboa, Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em todo o estado, a vacina está disponível nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação e de documento de identificação com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário