O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), divulgou nesta segunda-feira (1º) os números parciais da Operação Impacto, ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) que vem ampliando o policiamento ostensivo em todo o território maranhense. Ações ostensivas são desenvolvidas permanentemente, mas durante a operação o policiamento foi reforçado com o uso de 1.500 policiais e cerca de 400 viaturas, entre carros e motos.
O balanço parcial divulgado pela SSP-MA apresenta os números obtidos nas ações da operação realizadas no último fim de semana, de 29 a 31 de agosto. De acordo com a secretaria, em três dias de operação foram realizadas aproximadamente 21 mil abordagens a veículos em todo o estado, com a apreensão de 72 armas (sendo 19 armas de fogo) e a prisão em flagrante de 39 pessoas.
Ações da Operação Impacto no Maranhão no último fim de semana também resultaram na condução de 51 suspeitos e na recuperação de 17 veículos roubados. Para o secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, os números ratificam a importância do reforço nas ações ostensivas para prevenção e repressão ao crime.
“A Operação Impacto é uma medida efetiva de prevenção e repressão à criminalidade em todo o Maranhão. Com o policiamento ostensivo reforçado, somente neste final de semana retiramos de circulação dezenas de armas de fogo e armas brancas, recuperamos veículos roubados, apreendemos drogas e outros ilícitos, além de prender criminosos que atentam contra a ordem pública”, detalhou Martins.
Nos quatro municípios que integram a Grande Ilha (Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Raposa), foram efetuadas 5.734 abordagens a veículos, com oito prisões em flagrante, 11 armas apreendidas e a recuperação de quatro veículos. Durante a Operação Impacto, a polícia também atuou com o apoio de novas tecnologias para checagem de informações e identificação de ilícitos durante barreiras e incursões em todas as regiões do estado.
“É determinação do governador Carlos Brandão o emprego de todo o esforço necessário para garantir a segurança dos maranhenses. E é assim que vamos continuar: Com toda a nossa polícia militar e civil mobilizada nas ruas e com investigação, para agir com firmeza para garantir a ordem pública e a segurança da população”, pontuou o secretário de Segurança do Maranhão, Maurício Martins.
Operação Captura
A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) também intensificou suas ações de repressão ao crime. Foi lançada, também na última sexta-feira (29 de agosto), a Operação Captura, que visa identificar e prender investigados por crimes como roubo, homicídio, tráfico e outros crimes violentos. A primeira ofensiva visou o cumprimento de 21 mandados judiciais, que levaram à prisão de oito pessoas. A operação é realizada de forma integrada com o Centro de Inteligência de Segurança Pública.