O ensino superior da região dos Cocais recebeu um reforço histórico nesta quarta-feira (24), com a inauguração do Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva, fruto da articulação política do deputado estadual Catulé Júnior (PP) junto ao Governo do Estado e à reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O moderno prédio abrigará os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, ampliando a estrutura educacional e fortalecendo a formação de profissionais da saúde em Caxias e em todo o Maranhão.
O nome do prédio é fruto de um projeto de lei de autoria do deputudo Catulé Júnior, que homenageia o Comendador Alderico Silva, personalidade fundamental para a história de Caxias, fundador do primeiro hospital do município e um grande empresário da região.
“Tenho muito orgulho de ser o autor do projeto de lei que denomina esse prédio de Comendador Alderico Silva. Comendador Ele foi um homem à frente do seu tempo, um grande industrial que a nossa cidade teve. Ele também fundou o primeiro hospital de Caxias, e é merecido que passe para a imortalidade com o nome desse centro de saúde, que eu tenho certeza de que será uma bela e justa homenagem”.
O governador Carlos Brandão também reforçou que vários governos se passaram, mas que, agora, se concretizou a construção do prédio. “Que recebe o nome do comendador Alderico, um dos grandes empreendedores de Caxias, que ajudou a desenvolver a cidade. Foi um empresário visionário que agora é lembrado neste espaço que formará gerações”, disse.
Com área total de 3.200 m², dos quais 1.343 m² são de área construída em três pavimentos, o equipamento contempla 13 salas de aula, 12 laboratórios (sendo dois multifuncionais e dez de habilidades médicas), estacionamento, área de vivência e total acessibilidade. O complexo inclui o Auditório ‘Professora Rose Marie Jacome Castelo Branco’, com capacidade para 120 pessoas, em homenagem à diretora do curso de Enfermagem falecida em 2024.
Debates
O deputado Catulé Júnior promoveu debates e acompanhou de perto as obras. Em junho deste ano, o parlamentar propôs uma audiência pública para discutir melhorias na infraestrutura dos curso da área da saúde do campus Caxias, reforçando, junto ao Governo do Estado e à reitoria da Uema, a necessidade de acelerar o projeto.
“Esse prédio é construído mais do que com concreto e ferro, mas de sonhos. Sonhos de várias mãos e cabeças, cada um contribuindo para chegarmos até aqui. O aluno da Uema de Caxias não merece nada menos que o melhor”, destacou o parlamentar.
O reconhecimento à atuação do deputado também partiu dos estudantes. “Queremos agradecer a parceria do deputado Catulé Júnior, que nos ajudou muito nessa obra, nos escutando e reforçando nossas demandas junto às autoridades. Ele é um parceiro firme e queremos cada vez mais fortalecer essa parceria. Que este novo lar nos inspire a sermos profissionais ainda melhores, mais humanos e dedicados”, enfatizou o presidente do Centro Acadêmico Aluízio Bittencourt de Albuquerque (CAMABA), Thiago Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário