O Governo do Estado promoveu, neste sábado (27), uma grande ação de saúde em comemoração ao aniversário de 73 anos de São José de Ribamar (MA).
Os serviços ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) à população incluíram mais de 200 procedimentos de varizes e 800 consultas oftalmológicas, com prescrição de óculos. A programação ocorreu no Colégio Militar 2 de Julho – Estado da Guanabara.
“É aniversário da cidade de São José de Ribamar, 73 anos e tinha que ter presente. Então, trouxemos o programa Cuidar dos Olhos e Cirurgias - aqui a fila, para mais de mil atendimentos. É um compromisso do governo de democratizar o acesso ao serviço público de saúde. Já são mais de 140 mil óculos distribuídos em todo o Maranhão. E São José de Ribamar agora também é beneficiada com o mutirão de varizes. Estamos chegando a recordes nunca alcançados na história do Maranhão, com o número de cirurgias eletivas. É um compromisso que facilita o acesso ao serviço público de saúde pra todos os maranhenses, em especial aqui em Ribamar”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
José dos Santos Silva, de 68 anos, morador do centro de Ribamar, disse que a ação veio na hora certa. Os antigos óculos dele quebraram esta semana. “Muito massa. Atendimento 10, 10. Pela quantidade de gente, mas tudo fluindo da maior melhor maneira possível. E eu estava precisando desse atendimento. Meu óculos rachou a lente e eu tenho quase cinco graus de miopia. Consultei direitinho, já escolhi minha armação. Vou esperar agora pra receber”, disse o aposentado.
Walterliane Ferreira França, 30 anos, também consultou e elogiou a iniciativa. “É incrível e eu estava precisando também. Consultar particular é mais difícil, né, porque a gente precisa de tempo e aí essa oportunidade foi bem-vinda. Fiz tudo certo e foi até rápido. São tantas armações bonitas que nem sei qual escolher”.
Mais de 200 pessoas foram beneficiadas com o atendimento pelo cirurgião vascular. O fluxo permitia detectar pacientes potencialmente graves para complicações, como trombose, úlcera e assim por diante.
Os pacientes passaram por uma triagem, em seguida exame de Doppler, onde é feito o mapeamento venoso e identificação se o paciente era passível de receber algum tipo de tratamento. Em caso positivo, ele seguia no mesmo local para o tratamento por espuma com apoio de ultrassom, uma opção terapêutica para tratar varizes.
“Essa ação é muito boa porque a gente consegue tratar de maneira abrangente o paciente, de forma prática, retornar a qualidade de vida neles e principalmente impedir o avanço da doença com as complicações mais futuras”, explicou o cirurgião vascular Mateus Cavichioli.
Dona Helenice Araújo Sousa, de 50 anos, moradora Vila Sarney em São José de Ribamar, contou satisfeita, que aproveitou vários serviços oferecidos na ação. “Eu tô amando tudo, maravilhoso. Já consultei de vista, já ganhei um óculos. Eu não trabalho, não tenho condição de comprar, então já ganhei de graça aqui o óculos e agora ainda tô fazendo uma aplicação de varizes. Melhor do que isso aqui, só uma injeção da testa”, finalizou às gargalhadas.
A iniciativa do Governo do Maranhão tem facilitado o acesso à diagnósticos e procedimentos, reduzindo as filas de espera e fortalecendo a rede estadual de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário