O Governo do Maranhão exonerou Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas, a Eva Curió, do cargo de superintendente de Articulação Regional da Regional de Viana, função vinculada à Secretaria de Estado de Articulação Política. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão do dia 5 de janeiro de 2026, com efeitos retroativos a 24 de dezembro de 2025.
O ato administrativo foi assinado pelo governador Carlos Brandão e pela secretária-chefe da Casa Civil em exercício, Maria Olindina de Medeiros Moreira. A publicação informa que a decisão foi tomada no uso das atribuições legais do governador e faz referência a ofício encaminhado por órgão do governo estadual.
A exoneração ocorre em meio ao avanço da Operação Tântalo II, conduzida pelo Ministério Público do Maranhão, que investiga um suposto esquema de corrupção na Prefeitura e na Câmara Municipal de Turilândia. Eva Curió e o prefeito Paulo Curió estão entre os investigados.
Segundo o Ministério Público, as investigações apontam a existência de uma organização criminosa estruturada, com desvio de recursos das áreas da Saúde e da Assistência Social, uso de empresas fictícias, contratos simulados e prejuízo estimado em mais de R$ 56 milhões aos cofres públicos. A operação resultou na prisão do prefeito, da vice-prefeita e na investigação de vereadores do município.
As oitivas dos investigados, que estavam previstas para esta semana, foram adiadas para o dia 9 de janeiro, a pedido da defesa.
Em nota, a Secretaria de Estado de Articulação Política informou que a exoneração de Eva Curió está relacionada aos fatos recentes e que, até o momento, não há substituto nomeado para o cargo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário