quarta-feira, 20 de março de 2024

Sá Marques cobra reforma em escola do município e denuncia falta de professores

 

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o vereador Sá Marques (PSB) se manifestou para tratar sobre a situação da Escola Municipal Duque de Caxias. Ele pontuou que a escola sofre com a falta de professores e com problemas de infraestrutura.

Marques informou que por conta da situação e das condições precárias de algumas salas, os alunos estão tendo aulas no pátio da escola. “Hoje eu fui chamado à escola Duque de Caxias. Lá está faltando professores e tem duas salas de aula que os tetos caíram e até agora não ajeitaram. São serviços pequenos, serviços pontuais, caíram alguns pedaços do forro pvc, em uma hora se faz aquele serviço, voltando os alunos para a sala”, frisou. 

O parlamentar disse que vai entrar em contato com a secretária de educação do município para cobrar uma solução para os problemas que afetam diversos alunos da escola Duque de Caxias.

“Uma mãe ligou para mim hoje dizendo que iria fazer uma manifestação, a partir de amanhã, em frente a escola. Eu disse para evitar manifestação até que nós tentássemos resolver essa questão. Hoje, quando eu sair daqui, vou à SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e tentarei entrar em contato com a senhora secretária de educação para perguntar se já está previsto o serviço e para quando”, ressaltou. 

Energia

Ainda em seu discurso, Sá Marques também informou que entrou em contato com a Equatorial Energia para solicitar a poda de uma árvore situada na frente da unidade de ensino Duque de Caxias, como uma medida de segurança para os alunos. 

“Até agora a Equatorial não podou a árvore que fica na frente daquela escola. É uma escola de ensino fundamental, portanto, com crianças e adolescentes. Os galhos estão penetrados na rede de alta tensão. Se um galho daquele rompe uma fiação daquela, na entrada ou saída das crianças e adolescentes, nós vamos nos deparar com uma tragédia”, frisou 

Sinalização

Sá Marques voltou a comentar sobre a lei municipal 7.195/2023, de sua autoria. A lei prevê no segundo artigo a anulação de multas de velocidade emitidas em áreas sem a sinalização luminosa. O vereador frisou que vem sendo questionado sobre a constitucionalidade da legislação. 

Para o parlamentar, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Luís desempenha um ótimo trabalho e acredita que a medida está sim de acordo com o conjunto de leis do país. “A CCJ da Câmara é extremamente competente para analisar a constitucionalidade ou não do que é apresentado nesta Casa. O prefeito tem que ouvir a população e ver que essa questão das multas em São Luís é uma grita geral, está todo mundo insatisfeito”, finalizou. 

Nota de Esclarecimento  

Sobre a situação relatada pelo Vereador Sá Marques acerca de uma árvore situada em frente à Escola Municipal Duque de Caxias, a Equatorial Maranhão informa que equipes técnicas estiveram no local para avaliar a situação e levantar as ações de manutenção necessárias. A Distribuidora esclarece, ainda, que a poda e a substituição das estruturas danificadas pela árvore em questão já foram incluídas no cronograma de manutenção da empresa, com previsão de conclusão para a primeira semana de abril.

A Equatorial Maranhão reforça que a manutenção da arborização localizada em espaços e vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo urbano da prefeitura de cada município, que devem podá-las sempre que necessário para evitar que alcancem e danifiquem a rede elétrica, afetando o fornecimento de energia. O mesmo se aplica aos casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, onde o proprietário deve podá-las, através mão de obra habilitada. Nas situações em que a árvore já estiver em contato com a rede elétrica, a empresa executa esse serviço. 

Por fim, Distribuidora orienta que a população, por segurança, evite podar por conta própria as árvores que estejam tocando na rede elétrica para evitar acidentes com energia.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário