Um caminhoneiro foi flagrado na noite do último domingo (14) desrespeitando leis do trânsito ao transportar 61 litros de etanol por mais de 27h e com porte de drogas no km 156 na BR-010, em Porto Franco. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas últimas 36h, o condutor do veículo havia realizado apenas 8h e 30 minutos de descanso, divididos em oito paradas.
A abordagem foi realizada após uma equipe da PRF observar o caminhão trafegando em horário indevido, conduta proibida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que restringe a circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com mais de 19,80 metros entre as 18h e as 6h.
De acordo com a PRF, ao solicitar o disco tacógrafo, que verifica a jornada de trabalho do condutor, foi analisado que o descanso mais longo que o caminhoneiro fez foi de 2 horas e 40 minutos do total de mais de 8h de descanso, violando decisão do Supremo Tribunal Federal que estabelece o descanso mínimo ininterrupto de 11 horas por dia para motoristas profissionais. O veículo também circulava sem a Autorização Especial de Trânsito (AET), exigida para esse tipo de combinação.
Além das infrações de trânsito, o condutor do veículo foi flagrado com 27 comprimidos de anfetamina escondidos em suas meias. A droga é utilizada ilegalmente por caminhoneiros para aguentarem mais tempo acordados.
Diante da situação, foram aplicadas multas ao caminhoneiro. O condutor também se comprometeu a comparecer e colaborar com a Justiça quando intimado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário