O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, na próxima segunda-feira (8), em São Luís, o Dia D da Saúde, com inauguração de obras em hospitais e a oferta de diversos serviços gratuitos em mutirões espalhados pela capital. A programação terá início às 8h.
A primeira agenda do dia será na Clínica Sorrir (Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, no Centro de São Luís), com a realização do Mutirão de Frenectomia em recém-nascidos, que prevê 60 cirurgias de correção de frênulo lingual, popularmente conhecido como língua presa. O procedimento corrige diferentes graus de limitação de movimentos da língua, melhorando a fala, a mastigação e a amamentação.
Na sequência, será entregue à população a reforma dos 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, no Centro da capital. O governador Carlos Brandão confirmou presença nas solenidades e nas atividades dos mutirões.
A agenda do governador seguirá na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), localizada na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, no bairro Cohab Anil I, em São Luís, onde será realizada a inauguração do Banco de Leite e da reforma do setor de Emergência e Recepção.
Mutirões de Saúde
A programação inclui mutirões em áreas como oftalmologia, geriatria e odontologia, além de exames e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. É importante ressaltar que a ação visa acelerar os atendimentos da lista de espera por exames e cirurgias da rede estadual.
Mutirão Oftalmológico
A partir das 8h, no Hospital da Ilha (Olho D’Água), serão realizadas cerca de 250 cirurgias de catarata e pterígio. O mutirão faz parte do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, criado para ampliar a oferta de atendimentos e reduzir a fila de espera por serviços especializados.
Mutirão Carreta no Pátio
Os serviços de geriatria e exames especializados estarão disponíveis no Mutirão Carreta no Pátio, instalado no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), na Cohab.Serão ofertadas 50 consultas em geriatria, 100 exames de doppler, 40 ecocardiogramas e palestras sobre saúde mental para idosos. A ação integra o programa Cirurgias – Aqui a fila anda, que tem como objetivo agilizar o acesso a consultas e exames necessários para diagnósticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário