quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Judiciário de Santa Inês agenda série de julgamentos para outubro


O Poder Judiciário da Comarca de Santa Inês, por meio da 4ª Vara, agendou para o segundo semestre de outubro, quatro sessões do Tribunal do Júri, a serem presididas pelo Juiz Raphael Leite Guedes. As sessões estão marcadas para os dias 21, 22, 23 e 24, e ocorrerão no salão do júri do fórum da comarca. O réu da primeira sessão será Emenson Sousa Araújo, que responde pela acusação de homicídio contra Igor Mateus da Conceição Araújo. Foi apurado que, em 7 de abril do ano passado, o denunciado, na companhia de um menor de idade, teria ceifado a vida de Igor Mateus.

O fato ocorreu em um bar, no bairro São Benedito, e a vítima levou diversos tiros. Igor estava no Bar Rotatória, na companhia de amigos. No momento em que todos se preparavam para irem embora, cada um em sua motocicleta, o denunciado e seu comparsa aproximaram-se em outra motocicleta, conduzida pelo adolescente. Em seguida, Emenson Sousa, que estaria na garupa da motocicleta guiada pelo menor, teria efetuado disparos, atingindo Igor Mateus.

Após o delito, o denunciado e o adolescente fugiram. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Thomas Martins, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Os amigos da vítima foram ouvidos em depoimentos à polícia e reconheceram Emenson como sendo o autor do disparo que matou Igor Mateus. Afirmaram, ainda, que o menor era o piloto da motocicleta, reconhecido pela camiseta de time de futebol que usava no momento do crime. Quando prestou depoimento na polícia, o denunciado negou a autoria do assassinato. Já o menor de idade, também ouvido pela polícia, disse que foi ele quem efetuou o disparo.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

A segunda sessão terá como réu Frank William Pinheiro Barbosa, acusado de ter tentado matar Ronaldo Santos Gomes, em 26 de junho de 2024. De acordo com a denúncia, os fatos ocorreram no Mercado Municipal. No dia, hora e local acima mencionados, a vítima estava bebendo em um bar, sentada em uma mesa que ficava na calçada, quando observou duas motocicletas aproximarem-se, com dois indivíduos em cada uma delas, sendo uma conduzida por “Rivaldo”, trazendo o denunciado na garupa. Ao se aproximar da vítima, o denunciado teria descido da motocicleta e efetuado três disparos contra Ronaldo, que correu para dentro do bar.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia sobre um tiroteio no Mercado Municipal e, ao se deslocar, encontrou dois homens em uma motocicleta. Ao avistarem a viatura, eles fugiram em direção ao Bairro Parque Pramorar II. Na perseguição, os dois caíram com a motocicleta. O piloto conseguiu fugir, mas Frank foi capturado pela polícia. Ao ser revistado, o denunciado portava um revólver calibre 38. Na oportunidade, ele confessou aos policiais que, momentos antes, tentou matar Ronaldo Santos Gomes, como forma de vingança pelo assassinato de seu primo. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Thomaz Martins, sendo, em seguida, transferida para o Socorrão II em São Luís.

FOTO NO INSTAGRAM

A sessão do dia 23 terá dois réus, Sérgio Lima da Silva Filho e Moisés da Cruz Lima, acusados de crime de tentativa de homicídio que teve como vítimas Matheus Henrique dos Santos Feitosa e Antônio Lucas Lobato. Os fatos ocorreram em 19 de novembro de 2023. As vítimas, que eram vizinhas, estavam sentadas na porta de suas casas, quando os denunciados teriam chegado em motocicleta, conduzida por Moisés e com Sérgio na garupa, momento em que teriam efetuado disparos contra as vítimas, que correram no sentido da BR 316. 

Matheus e Antônio conseguiram escapar e foram encaminhados ao hospital, onde receberam atendimento médico. Posteriormente, ouvido em sede policial, Antônio Lucas Lobato reconheceu os denunciados como autores do crime. “A motivação do crime seria por causa de uma foto que as vítimas teriam postado no Instagram, tendo passado a receber ameaças de morte logo em seguida, por meio de uma conta fake, razão pela qual presente se faz a futilidade do crime”, pontuou o Ministério Público na denúncia.

GOLPES DE FOICE

A última sessão de julgamento trará como réu Alan Vieira da Silva, acusado de ter matado Antônio Eudes Alves Trindade, com golpes de foice, fato ocorrido em 3 de abril de 2023, no município de Bela Vista do Maranhão. Foi apurado que a vítima estava passando de bicicleta, oportunidade em que cruzou o caminho do denunciado, que, por sua vez, desferiu um golpe de foice na região do quadril de Antônio Eudes Alves Trindade, e, posteriormente, mais um golpe em sua perna esquerda, derrubando-o da bicicleta. 

Ao ser socorrido, a vítima afirmou que foi Alan que a atingiu. Posteriormente, Antônio Eudes foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia averiguou que os dois, denunciado e vítima, tinham uma rixa antiga, e que Alan já teria tentado matar Antônio uma vez, com uma facada na barriga. Alan Vieira da Silva encontra-se foragido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário