quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Imperatriz registra o menor índice de homicídios da última década

 

O município de Imperatriz alcançou em 2025, o menor índice de homicídio dos últimos dez anos. A cidade encerrou o ano com 70 homicídios registrados, número que representa uma queda de 51,72% em comparação a 2024, quando foram contabilizados 145 casos.

Segundo o comandante Emerson Costa, a redução é resultado de um conjunto de ações integradas das forças de segurança. O comandante também destacou a reorganização do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) que passou a ter gestão unificada a partir do ano de 2025. O órgão agora coordena as ações não apenas em Imperatriz, mas também nos municípios de Senador La Rocque, Ribeirãozinho do Maranhão e Davinópolis.

De acordo com o comandante, mais de 90% dos homicídios estão relacionados a pessoas ligadas ao tráfico de drogas e a conflitos entre facções criminosas. 

A queda nos índices é reflexo direto de operações estratégicas, como a Impacto e a Ciclone, além de outras ações realizadas de forma integrada com a Polícia Civil. 

Os dados mostram a evolução do cenário da violência no município: em 2023, foram registrados 123 homicídios, em 2024, o número subiu para 145, já em 2025, a redução para 70 casos colocou Imperatriz no patamar mais baixo desde o início do levantamento, em 2016.

Entre os 70 homicídios registrados em 2025, cinco vítimas eram mulheres, mas apenas um caso foi classificado como feminicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário