terça-feira, 23 de setembro de 2025

Ator Antonio Saboia recebe Título de Cidadão Maranhense

 

O ator Antonio Saboia foi homenageado com o Título de Cidadão Maranhense em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão nesta segunda-feira (22). Por proposição do deputado Carlos Lula (PSB), o ato reuniu autoridades, amigos e familiares do homenageado, que tem sólida e premiada trajetória no audiovisual local e nacional.

Antonio Saboia atuou em produções de destaque, a exemplo dos longas-metragens ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. No Brasil, foi premiado como melhor ator por ‘Deserto Particular’, de Aly Muritiba, ‘Bacurau’, de Kleber Mendonça Filho, e ‘Órbitas da Água’, do maranhense Frederico Machado, além do reconhecimento como melhor ator coadjuvante em ‘Lamparina da Aurora’, também dirigido por Machado.

“É uma honra muito grande receber essa homenagem. Eu sou filho de maranhense e passei parte da minha infância aqui, onde iniciei minha carreira como ator. O Maranhão foi palco das lembranças mais lindas da minha vida. Receber esse reconhecimento é maravilhoso”, destacou Antonio Saboia.

Parte da história de Antonio Saboia se passou no Maranhão, estado no qual viveu momentos marcantes. A ligação dele com a terra se deu por ser filho do jornalista maranhense Napoleão Pires Saboia. A mãe, Anita Clemens, tinha origem franco-espanhola.

No Brasil, Antonio Saboia viveu ainda em Brasília, antes de retornar a Paris, onde nasceu e morou por anos. Aos 22, voltou ao Brasil e construiu carreira sólida no cinema, acumulando mais de 14 filmes no currículo.

“De fato, Antonio Saboia é um maranhense. Um ator que ultrapassa, inclusive, o Brasil. Infelizmente, ele não pôde nascer nesta terra, como seu pai, mas com ela tem laços afetivos absurdos. Leva o nome do Maranhão para o mundo. O reconhecimento é, sobretudo, também para o Brasil. Hoje, o Maranhão ganha formalmente um novo filho, que leva nossa bandeira por onde vai”, frisou Carlos Lula.

Maranhão

No audiovisual maranhense, Antonio Saboia tem grande atuação, tendo sido homenageado na última edição do Festival Maranhão na Tela. O destaque reforça sua relevância não apenas como ator premiado, mas, também, como representante da cultura maranhense no cenário artístico nacional e internacional.

Antonio Saboia relembrou sua trajetória no cinema local. “Meu primeiro protagonista em longa-metragem foi no Maranhão, meu primeiro curta-metragem foi no Maranhão, meu primeiro prêmio como ator foi no Maranhão, minha primeira homenagem no cinema também foi no Maranhão. Logo, eu devo muito a este estado”, disse o ator.

Também estavam na sessão solene o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e o ex-deputado estadual Joaquim Haickel, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário